quinta-feira, 20 de março de 2008

Alfa Romeo Giulietta Sprint - Um marco histórico na Indústria Automóvel

A ideia de criar a partir do modelo Giulietta, dois pequenos desportivos correspondia integralmente com o espírito e tradição da Alfa Romeo, mas a dificuldade residia na decisão na escolha de qual o coachbuilder que criaria o coupé ( Sprint ) e o roadster ( Spider ).

Nuccio Bertone como Pinin Farina, eram apaixonados; inteligentes criadores de automóveis, mas não propriamente designers. De facto, Franco Scaglione, Giovanni Michelotti, Marcello Gandini e Giorgetto Giugiaro, eram os formidáveis desigers de automóveis ao seu serviço por várias vezes.

Nuccio Bertone era um verdadeiro Scout talent , e o seu sucesso residia em grande parte, à sua escolha intuitiva nas capacidades e talento dos seus designers automóveis.

A colaboração entre Franco Scaglione e Bertone iniciou-se com o FIAT Abarth 1500 coupé apresentado no Turin Auto Show de 1952. Incluindo o Arnolt Bristol roadster (1953-1954), o estupendo B.A.T. 5, B.A.T. 7 e B.A.T. 9 ( de 1953, 1954 e 1955, respectivamente ), dois protótipos da Alfa Romeo Giulietta Spider ( 1955 ), o FIAT Abarth 215 A coupé e o Abarth 750 de um único lugar ( 1956 ), o Alfa Romeo Giulietta Sprint Speciale ( 1959 ), o FIAT-O.S.C.A. 1500 ( 1959 , e exemplar Maserati 3500 GT personalizado( 1959 ).

Sem comentários: