quinta-feira, 20 de março de 2008

Alfa Romeo Giulietta Sprint - Um marco histórico na Indústria Automóvel

As 700 encomendas efectuadas no Valentino Exhibition Hall, confimavam os receios da Bertone, que não estaria equipada ao ponto de responder cabalmente aos pedidos efectuados pelos clientes.

Mas não tinha alternativa, e pedindo auxílio à Ghia, e subcontratando oficinas de Turim para a produção de certos componentes do monocoque. Virtualmente Turim, trabalhava inteiramente na Giulietta Sprint, que era montada e equipada nas instalações da Bertone, numa cadência de 15 unidades/dia .

Neste pormenor, Pietro Dallera, em 1954 cria uma " divisão especial " para a montagem do Alfa Romeo, onde na Bertone eram construidos os monocoques, montados nas suas instalações, onde eram pintadas e acabadas internamente antes de serem enviadas para Portello, para a montagem final das partes mecânicas e testadas.

A revista " Auto Italiana" relata na altura, dando-lhe grande ênfase:

"É um sucesso Nacional e Internacional, para a indústria Italiana, porque este carro ( Giulietta ) foi sonhado e desejado por todos os que querem um carro com qual tenham na garagem um carro de estrada com caracteristicas desportivas"

Este sucesso instantâneo do Giulietta Sprint obrigou à montagem d euma nova linha de montagem em Portello.
É interessante notar que entre os anos de 1951 a 1957 on total das vendas da Alfa Romeo cresceu 187%, com somente um aumento da força de trabalho de 34%. O pico de produção foi atingido em 1954, com o máximo de vendas do modelo 1900 e o lançamento no mercado do Giulietta Sprint.
Durante o mesmo período ( 1951-57 ), a compra de maquinaria pesada, resultou num aumento de produção, que triplicou.

Desta forma a Alfa Romeo salvou-se da crise em que se encontrava.

Uma vez mais a importância do Giulietta Sprint para a empresa Alfa romeo está bem patenteada por estes factos.

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