quinta-feira, 20 de março de 2008

Alfa Romeo Giulietta Sprint - Um marco histórico na Indústria Automóvel

História do Alfa Romeo Giulietta Sprint

Era uma vez...


Em 1951, sob o ímpeto de Giuseppe Luraghi e Francesco Quaroni, iniciam-se os estudos de viabilidade de um novo modelo Alfa Romeo, de pequenas dimensões; com um motor de média cilindrada - O futuro Alfa Romeo Giulietta Berlina ( que como se verá mais tarde, surge após o lançamento do modelo Sprint...) - cujos componentes mecânicos deram origem à Giulietta Sprint em 1954 e o modelo Spider em 1955.

O novo modelo pesava aproximadamente 850 kg, com espaço para 4/5 pessoas, movido com um motor 4 cilindros em linha e RWD ( Rear Wheel Drive - Tracção traseira ).

Tendo como objectivo uma cilindrada aproximada aos 1290cc, prevenindo a " colisão" com um modelo de sucesso da FIAT, o modelo 1100/103, e assim na mesma época e no mesmo mercado, permitir à Alfa Romeo oferecer o novo modelo, como uma brilhante alternativa, com melhor velocidade de ponta; maior "performance" associando um design sedutor.

Todavia, o Giulietta tinha outros concorrentes à nascença, os modelos franceses - Citroen e Renault - que comercializavam modelos de 1100cc de grande sucesso em vendas.

A complexidade do programa de produção industrial do Giulietta Berlina , associou-se ao problemático acerto de pormenores ( especialmente a definição e refinamento dos interiores do modelo ) requereu mais tempo que o programado incialmente, o que levou
ao aparecimento dos modelos Sprint e Spider antes da versão Berlina.

A escolha pelo nome GIULIETTA ( do célebre Romeo e Julieta ) foi influenciada pelo nome poético de um dos fundadores: Nicola Romeo, mas também foi sugestão da Sra De Counsadier, esposa do poeta Leonardo Sinisgalli, que era a imagem e consultor de publicidade da Finmeccanica e director da revista " Civilitá delle macchine ".

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