quinta-feira, 20 de março de 2008

Alfa Romeo Giulietta Sprint - Um marco histórico na Indústria Automóvel

Mario Felice Boano, dono com Luigi Segre da carrozzeria Ghia, em colaboração com Franco Scaglione trabalham no desenvolvimento do protótipo, e então, uma vez acordado que as duas empresa ( Bertone e a Ghia ) teriam uma colaboração na fase industrial do projecto - A Bertone assinou pela ocnstrução das carrozzeria inacabadas, e a Ghia seria responsável pela pintura, interiores e acabamentos .

Mas, a Ghia acaba por sair do projecto: para esta, seria difícil instalar uma linha de produção industrial , mesmo para uma pequena serie, segundo as premissas e caderno de encargos via Tommaso Grosi.

Francesco Quaroni deduziu que do desacordo entre Boano e Segre, poderia causar um atraso no programa, assim a Ghia ( Anos mais tarde, tudo indica que o modelo da VW Karmmann-Ghia, teve como inspiração o design do Alfa Romeo Giulietta, tendo em conta a estreita relação da casa Ghia no nascer do projecto Giulietta )foi " forçada " a recusar este importante contracto directo.

Todavia, a Bertone mantém a sua colaboração industrial. Mais tarde o próprio Francesco Quaroni relata numa reunião a Anselmi, os seus receios sobre o número de unidades a produzir definidas no contracto. Que indicava a produção de uma 1a série composta por 1000 unidades.


Uma Giulietta Sprint pintada de Rosso Alfa, foi finalmente, revelada à imprensa no dia 11 de Abril de 1954, na sua sede em Portello.O responsável, por parte da Alfa Romeo,pelo contacto com a comunicação social à época era Piero Farné, que em conjunto com Emilian recuperou a relação jovial com esta.

Foi só o início do muito que estava predestinado para esta fantástica Giulietta...

O brilhante; sólido 4-cilindros em linha " Bialbero"; a presença e as linhas modernas, levaram o Alfa Romeo Giulietta Sprint a um clamoroso sucesso! Abrindo as portas à criação também de um sedan: Uma vez ultrapassadas os problemas gestacionais do projecto, foram literalmente postos de parte, durante o sucesso da apresentação, em conjunto do modelo Giulietta Spider sob responsabilidade de Pinin Farina, durante o "Turim Auto Show" , na sua edição de 1954.

Entretanto, a recepção enorme que a Giulietta Sprint, em azul claro, apresentada no Turim Auto Show, excedeu de todo o melhor das expectativas. Logo ali, receberam-se 700 encomendas do novo modelo da Alfa Romeo, a 1.735.000 Liras cada.

Sem comentários: