quinta-feira, 20 de março de 2008

Alfa Romeo Giulietta Sprint - Um marco histórico na Indústria Automóvel

A Escolha final da Bertone para o Sprint, foi realmente complexa e difícil de clarificar, agora passado tanto tempo.
Uma vez que para a definição formal do modelo, gerou-se uma competição envolvendo 3 coachbuilders: Bertone e Ghia de Turim e Boneshi de Milão. Inicialmente essa competição também involvia a Carrozzeria Touring, que tinha " vestido" o chassis do estraordinário 6C 2500 SS e preparou também o 1900 Sprint.

Nenhum acordo ou consenso, em suma, foi atingido entre eles, na boa tradição latina ( Em Portugal onde já vi isto? Déjá vu...)

As maquetes em gesso, numa escala 1:10, iniciaram-se a 15 de Dezembro de 1952 pelo próprio centro design da Alfa Romeo, sob desenho do designer Giuseppe Scarnati.Mas os restantes 3 coachbuilders apresentaram também as suas interessantes propostas.

Mas logo de imediato, somente as duas com sede em Turim, têm por parte da Alfa Romeo,os seus projectos em consideração, porque o modelo proposto pela Carrozzeria Boneschi foi recusada por ser considerada " americanizada".

Usando os modelos iniciais da autoria de Scarnati, a Alfa Romeo responsabiliza Ivo Colucci na produção de um modelo funcional, com um motor 1290cc montado, para os testes efectuados por Consalvo Sanesi, Guido Moroni e Bruno Bonini.

Sem comentários: