quinta-feira, 20 de março de 2008

Alfa Romeo Giulietta Sprint - Um marco histórico na Indústria Automóvel

Em 1951 a " Carrozzeria " Bertone era um pequeno complexo industrial localizado em corso Peschiera - Turim, empregando cerca de 210 colaboradores. O dono era Nuccio Bertone, com 37 anos à época, filho de Giovanni Bertone, fundador da empresa em 1912. Sendo um dos mais antigos construtores de carrozzerias em Itália, criada especificamente para construir carruagens e carrozzerias para automóveis.

Num do primeiros contactos entre a Alfa Romeo e a Bertone, para equacionar a possibilidade de colaboração na produção do Sprint, o Engº Rudolf Hruska ( Um Engenheiro Austríaco, que nos anos 70 foi o "pai" do projecto Alfasud - No sul de Itália, tendo trabalhado inicialmente com o Ferdinand Porsche ) visitou as instalações da Bertone: a empresa não aparentava a melhor "saúde", mantendo indubitavelmente fantásticas capacidades no design, e na produção de pequenas series.

O "problema" da Bertone era a inexistência, na altura, de encomendas dos 3 principais construtores italianos, sendo Hruska convidado a observar o processo de montagem dos britânicos MG, que a Bertone realizava para o importador americano Arnolt.

Sem comentários: